Falta foco ao governo, diz ex-presidente do BC, Henrique Meirelles

Falta foco ao governo, diz ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles

Victor Martins – Enviado Especial
Correio Braziliense – Publicação: 20/03/2013 06:02 Atualização: 20/03/2013 08:17

Ex-presidente do Banco Central nas duas gestões de Lula acredita que o país tem condições de crescer, mas para isso precisa diminuir o custo Brasil, um dos mais altos do mundo

 

São Paulo — O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, que, durante os oito anos dos dois mandatos do ex-presidente Lula, foi o responsável pela aplicação da política monetária para corrigir descaminhos da economia, disse ontem que o governo precisa de mais foco e empenho para eliminar os gargalos que têm segurado crescimento do país. Segundo Henrique Meirelles, o Brasil é um dos países com maior dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. Pelo menos 71% da empresas passam por esse problema. Nos Estados Unidos, esse número também é bastante elevado, mas inferior à experiência brasileira; lá, cerca de 49% das companhias passam por essa mesma situação.

A necessidade de redução dos custos de investimentos, considerados um dos mais altos do mundo, também foi abordada por Henrique Meirelles, que falou ao Correio durante o SAP Fórum Brasil, um encontro em São Paulo que debate tecnologia. Ele explicou que um investimento que custa US$ 100 nos Estados Unidos, exige um desembolso três vezes maior no Brasil. No Chile, esse gasto seria de US$ 170.

O Brasil ainda é visto como um país de grandes oportunidades para empresas estrangeiras apesar do mal humor recente”, afirmou Henrique Meirelles. “O crescimento tem de vir através do capital privado”, ponderou.

Comentários

Faça um comentário

You must be logged in to post a comment.

Palavra” – Os melhores palestrantes do Brasil!
© 2011 Palavra.com. Todos os direitos reservados.
WP Poweredby Entropia Digital