Carlos Alberto Sardenberg

É jornalista, âncora do programa CBN Brasil, veiculado de segunda a sexta, das 12 às 14 hs, pela CBN, rede nacional de radiojornalismo.

Sobre

É comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews) e do Jornal da Globo, da TV Globo. Escreve uma coluna em O Estado de S.Paulo, às segundas-feiras, e outra coluna, às quintas-feiras, no jornal O Globo.
Foi apresentador do telejornal da Gazeta Mercantil e apresentador do Roda Viva, programa da entrevistas da Cultura. É palestrante na área de política e política econômica (conjuntura, cenário nacional e internacional, perspectivas políticas e econômicas).
Em 37 anos de jornalismo, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e Folha de S.Paulo. Nas mesmas funções, trabalhou ainda nas revistas Veja e IstoÉ.
Passou a maior parte de sua carreira em São Paulo, mas trabalhou durante seis anos em Brasília. Fez inúmeras coberturas no exterior.
De 1985 a 1987, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento (gestão João Sayad) – ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.
De 1987 a 88, foi assessor da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em jornalismo.
Outras atividades principais que exerceu:
Titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil;
Diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo;
Diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão.
Publicou três livros:
“Aventura e Agonia nos Bastidores do Cruzado”, editora Companhia das Letras, 1987, uma reportagem sobre a criação, preparação e lançamento do Plano Cruzado, a primeira tentativa de reforma monetária no Brasil. O livro esteve na lista dos dez mais vendidos na revista Veja.
“Jogo Aberto”- Brasiliense, 1989, reportagens e entrevistas sobre o Plano Bresser.
“O Assunto é Dinheiro” Editoria Saraiva, 2006, com Mara Luquet.

Palestras

Economia, Politica, Macroeconomia e Tendências

livros

  • O ELOGIO DO VIRA-LATA E OUTROS ENSAIOS

    É possível virar do avesso o “complexo de vira-latas” — a expressão cunhada por Nelson Rodrigues para a subalternidade dos brasileiros em relação ao que é estrangeiro — e reinventá-lo...
  • TRÓPICOS UTÓPICOS

    Eduardo Giannetti é conhecido por tratar de temas éticos e econômicos com clareza e precisão. A argumentação rigorosa e o texto límpido são as marcas de Trópicos utópicos. Aqui o...
  • VALOR DO AMANHÃ

    Os juros fazem parte da vida de todos. O princípio econômico é simples: o devedor antecipa um benefício para desfrute imediato e se compromete a pagar por isso mais tarde,...
  • A ILUSÃO DA ALMA

    A ilusão da alma é o relato em primeira pessoa de uma perturbadora conversão filosófica. Após a retirada de um tumor cerebral que o deixa parcialmente surdo, um jovem professor...
  • O LIVRO DAS CITAÇÕES

    À maneira de um cento ("mosaico literário") renascentista, este é um livro feito inteiramente de fragmentos de outros livros. O prefácio é uma coleção de citações sobre a inutilidade dos...

VÍDEO

Solicite mais informações sobre COMO CONTRATAR Carlos Alberto Sardenberg

Fechar Menu