Marcos Pontes

Natural de Bauru (SP), é Mestre em Engenharia de Sistemas, graduado pela Naval Postgraduate School (Monterey, CA). Iniciou sua carreira profissional aos 14 anos como aluno do SENAI e eletricista aprendiz da RFFSA.

Sobre

Ingressou na Academia da Força Aérea em 1981, permanecendo nos Esquadrões de Caça até 1988 com a qualificação de instrutor e líder de esquadrilha. É engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atuou como piloto de provas de aeronaves pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em várias campanhas de ensaios incluindo o primeiro míssil ar-ar brasileiro. Conta com mais de 2.000 horas de vôo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15, F-16, F-18, e MIG-29. Tem experiência de 16 anos na área de segurança de vôo, trabalhando em diversas campanhas de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, incluindo o ônibus espacial Columbia.
O T.Cel.RR. Pontes foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em julho de 1998, para representar o Brasil como astronauta no projeto da Estação Espacial Internacional (ISS) junto a 15 outros países. O treinamento para astronautas, foi realizado pela NASA, em Johnson Space Center, Houston,TX.
Em dezembro de 2000, Pontes concluiu com sucesso o treinamento básico e foi declarado oficialmente, pela Agência Americana, o primeiro astronauta brasileiro.
Em 30 de março de 2006, na base de Baikonur, no Cazaquistão, Pontes, agora também primeiro cosmonauta brasileiro, juntamente com Pavel V. Vinogradov (Russo) e Jeffrey N. Williams (norte-americano), decolaram a bordo do foguete russo, Soyuz TMA-8, rumo a ISS, levando 8 experimentos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade.
Em 09 de abril de 2006, Marcos Pontes retornou a Terra tornando-se o 1º brasileiro a orbitar o planeta.

Palestras

Motivacional

Solicite mais informações sobre Palestrantes!

Fechar Menu